Método do bandolim brasileiro
Afonso Machado

Com este método, Afonso Machado mostra de forma prática como aprender e ensinar a tocar o bandolim de forma brasileira, com uma abordagem técnica importantíssima e os vários gêneros musicais de nosso país.

Dividido em três partes, o Método do Bandolim Brasileiro apresenta importantes dados sobre este instrumento, como sua origem e modelos, a forma como chegou ao Brasil e ainda fala sobre os dois maiores solistas brasileiros, que podem ser considerados como as duas grandes escolas do bandolim no país: Luperce Miranda e Jacob Bittencourt.

O método traz também assuntos como afinação e extenção do bandolim, postura e posicionamento de mãos, exercícios para iniciantes, resumo de escalas e arpejos, estudos de tons e acordes, escala cromática e até o estudo das posições e mudanças de posição, que permite o uso de toda a extensão do instrumento.

Na última parte é possível encontrar os vários tipos de músicas brasileiras ­ em especial o choro ­ já harmonizadas para a prática do aluno e que permitem a ele tocar com o acompanhamento de outros instrumentos.

Com este trabalho, vale ressaltar ainda mais a importância de Afonso Machado na música brasileria. Bandolinista, arranjador, compositor e professor de música, ele fundou o conjunto Galo Preto e a Orquestra de Cordas Brasileira, já acompanhou e gravou com grandes nomes de nossa música, entre eles, Cartola, Radamés Gnattali, Elza Soares e Nelson do Cavaquinho e ainda se preocupou em criar um método de aprendizagem fácil e inteligente do bandolim brasileiro, utilizado pela maioria dos bandolinistas e escolas de música de nosso país. É um livro realmente inovador!

ISBN: 85-85426-93-4